top of page

Saiba como escolher o terreno ideal para você

Atualizado: 10 de dez. de 2020


Saiba como escolher o terreno ideal para você
Saiba como escolher o terreno ideal para você

Existem muitas vantagens em construir a sua casa do zero. Entre elas está a possibilidade de projetar todos os cômodos de acordo com os sonhos e as necessidades dos moradores. Porém, para que tudo saia do jeitinho que você deseja e não haja desperdício de dinheiro, um dos passos primordiais é escolher o terreno mais adequado para você.


Para ajudar você nesta missão importantíssima, listamos os aspectos essenciais que devem ser levados em consideração na hora de escolher o terreno ideal. Vamos lá?



Localização

Analise a região onde o terreno se encontra. Se é um bairro comercial ou residencial e, se for um condomínio, quais as facilidades oferecidas.


Busque informações sobre a existência de uma rede de serviços, como escolas, bancos, padarias e supermercados por perto, e se há oferta de transporte público.


Outro ponto a considerar é a possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo. Isso costuma ocorrer, por exemplo, em áreas da cidade que estão em expansão.


Ah! Não se esqueça de prestar atenção em relação à infraestrutura local: a área é abastecida por água e esgoto, costuma sofrer com falta d'água frequentemente, existe asfaltamento nas vias, rede elétrica, cabos para telefonia e internet, coleta de lixo e rede de gás encanado?


Por fim, levante se existe risco de alagamento e a presença de ruídos e vibrações no entorno, decorrentes de movimentação de veículos pesados, rota de aviões, salões de festas e bares, por exemplo.


Saiba como escolher o terreno ideal para você
Saiba como escolher o terreno ideal para você

Leis de zoneamento

Normalmente o projeto de arquitetura é limitado pela lei de zoneamento.

Características como largura frontal e área mínima do terreno e tipo de uso devem ser atendidas de acordo com a zona onde o lote está localizado, assim como as taxas de ocupação do solo, coeficiente de aproveitamento e recuos.



Tamanho

A área total do terreno deve atender às suas necessidades e expectativas em relação ao projeto da casa.


Caso o lote seja muito pequeno, talvez sua única opção seja construir um sobrado, por exemplo. Por outro lado, se for muito grande, é preciso ter em mente como será aproveitado todo o espaço da melhor forma.


Além disso, é importante ter em mente que, quanto maior for o terreno, maiores os custos com manutenção e IPTU.


Outro ponto muito importante a ser confirmado é se não há nenhum tipo de invasão. Às vezes, você pode comprar um terreno e só depois, quando for levantar as divisas, descobrir que a área é menor devido à invasão por vizinhos.


Por último, deve-se verificar a proporcionalidade entre a largura e o comprimento do terreno. Quanto mais estreito for, mais prejudicada será a distribuição dos cômodos, criando muita área de circulação e deixando distantes alguns ambientes.



Topografia

A topografia pode ser dividida em três tipos: plana, com aclive (quando a parte de trás do terreno é mais alta comparada ao nível da rua) e com declive (a parte de trás é mais baixa do que o nível da rua).


Normalmente, os terrenos planos são os mais procurados, mas possuem um valor de aquisição maior, pois dão mais liberdade para o projeto sem a necessidade de muita intervenção.


Porém, todas as topografias podem ser exploradas, desde que estejam de acordo com os seus objetivos. É importante ressaltar que terrenos não planos, apesar de geralmente serem mais baratos, podem gerar custos com terraplanagem e muro de arrimo. Assim, estes custos extras devem ser incluídos na comparação das opções.

Saiba como escolher o terreno ideal para você
Saiba como escolher o terreno ideal para você

Regularidade do terreno

Antes de assinar qualquer contrato, confira se a documentação do imóvel está em nome do vendedor, se não há débitos fiscais ou a existência de alguma ação judicial onde haja o risco do bem ir à penhora. Assim, você evita possíveis problemas futuros.


Para tanto, deverão ser solicitados e analisados os seguintes documentos: a matrícula atualizada do imóvel, a escritura de compra e venda, a certidão negativa de débitos tributários e carnê do IPTU, a certidão negativa de ônus reais e as certidões negativas da Justiça Estadual, Federal e Trabalhista.



Tipo de solo

A resistência do solo interfere no tipo de fundação que será executada para garantir a segurança e integridade da edificação. Solos mais resistentes exigirão fundações menos profundas se comparados com solos de resistência menor. Além disso, fatores como a presença de água, rocha ou solos muito moles podem contribuir com o aumento do custo da fundação.


Para obter um levantamento preciso das características do terreno é necessário um ensaio de investigação chamado sondagem, que é um tipo de radiografia das camadas enterradas, onde é indicado o tipo de solo e sua resistência a cada metro, além da profundidade onde se encontra o lençol freático. Porém, não é usual este tipo de análise ser feita antes da compra do terreno.


Apesar da possibilidade de variação significativa das características das camadas do solo, mesmo em áreas muito próximas, conversar com os vizinhos ou empresas da região especializadas na realização de sondagem, podem contribuir com informações prévias para descobrir se a fundação é algo com que você deva se preocupar.



Orientação do sol

O posicionamento da construção no terreno levando em consideração a orientação do sol é um ponto fundamental para ser pensado previamente, pois implicará no conforto dos moradores, na economia de energia elétrica e até na durabilidade de estruturas e móveis de madeira.


Na porção leste, por exemplo, há a incidência de sol pela manhã. Dessa forma, o ideal é que sejam posicionados os quartos nesta face.


Já na porção oeste a incidência do sol da tarde prevalece. Com isso, é ideal para cômodos de pequena permanência, tais como garagem e área de serviço.


A presença de construções muito altas, muros e vegetação também poderá influenciar no seu projeto.




Como você pode observar, a análise para a escolha do terreno mais adequado para você deve ser feita de maneira criteriosa. Por isso, é importante contar com a orientação dada por um engenheiro ou arquiteto, para que todos os seus planos, sonhos e objetivos sejam colocados em prática da maneira que você deseja.


Estes profissionais são especialistas e possuem capacitação técnica suficiente para orientá-lo do começo ao fim da obra, evitando muitos desgastes, aborrecimentos e gasto de dinheiro desnecessariamente.



A EasyObras descomplica a sua vida na hora de construir ou reformar

Somos uma empresa de engenharia formada por profissionais com profunda experiência em construção.


Seja trabalhando em pequenas reformas ou em obras de novas residências compactas ou amplas, comércio ou indústria, cada novo desafio de construção nos enche de orgulho e nos motiva a fazer cada vez melhor.


Dirigida pela engenheira civil, Andrea Juste, a EasyObras coloca os clientes no centro do negócio, não poupando esforços para construir seu sonho de forma descomplicada, que caiba no seu bolso, com qualidade, transparência e superando todas as expectativas, para que você possa curtir sua vida intensamente.


Nosso olhar é apurado e crítico, o que contribui muito para antecipação de problemas futuros, evitando quebra-quebra e gastos extras com material e mão de obra.


Cuidamos de todo processo de administração da construção ou da reforma do seu imóvel, do início ao fim, oferecendo a melhor solução de prazo e de custo para você e sua família.


Estamos aqui para construir os seus sonhos!


Faça um orçamento. É rápido, fácil e sem compromisso:


Contato

contato@easyobras.com.br

(14) 99812-1849

Bauru / SP


 

Veja também

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page