Planejamento: O segredo de uma obra sem traumas

Atualizado: 30 de nov. de 2020



Provavelmente você conheça alguém que já teve problemas durante uma obra.

Os relatos podem ser dos mais diversos tipos, tais como:

"Não consegui concluir minha casa pois o dinheiro acabou antes do término da obra."

“No meio da obra apareceram diversas despesas extras não previstas inicialmente.”

“A qualidade da obra não atendeu às minhas expectativas.”

“A obra demorou muito mais tempo que o acordado inicialmente.”

“Tenho dificuldade em usar ou acessar alguma facilidade da casa por erro ou falta de projeto.”

“Tive que quebrar e fazer de novo algum serviço, pois não ficou da forma que eu queria.”



Esse tipo de situação é muito comum no ramo da construção civil. Porém, a boa notícia é que grande parte destes problemas podem ser evitados com um bom planejamento.

E, é importante saber, que planejar começa muito antes de gastar qualquer centavo com tijolo ou cimento.


“Ou iremos encontrar um caminho, ou construiremos um” H.E. Luccock



Para isso, separamos para você os 10 passos importantes do planejamento após a compra do terreno.

1) Liste suas necessidades

Esta é uma fase que você pode começar antes mesmo de contratar qualquer profissional. Nesta etapa você deve relacionar tudo o que você desejaria ter na sua nova casa.

Junte sua família para definir quais os ambientes que cada um deseja e como imaginam cada um deles, além das integrações entre eles.

Outro ponto importante: pesquisem os estilos de casa que agradam vocês e separem as fotos dos modelos que mais gostaram. Aqui, vale busca na Internet, revistas, passeios pela rua e até usar as inspirações de casas dos seus amigos e familiares.

Reúna todas as informações num único lugar, pois serão úteis na fase de projeto.


Dica EasyObras: Classifique os itens entre Essenciais e Desejáveis. Caso você não disponha de todo o dinheiro necessário para construir tudo de uma só vez, você pode pedir ao arquiteto para projetar sua casa de forma seja possível ampliar no futuro para atender todos os itens Desejáveis.



2) Calcule o valor que você dispõe para investir na construção

Você deve definir o seu Potencial de Compra, que é o valor necessário para garantir o pagamento da entrada da sua casa, as prestações de financiamento e os impostos.

Acesse o link do nosso site que contém dicas de como calcular este valor.

https://www.easyobras.com.br/dicas-de-financiamento



3) Contrate o levantamento topográfico do terreno e a sondagem

Este levantamento é feito por um topógrafo que irá representar num desenho a conformação e os limites do terreno. Este item é essencial para a próxima etapa.

Já a sondagem irá levantar as características do solo e será utilizado no projeto de fundações.


4) Contrate um anteprojeto de arquitetura

O projeto de arquitetura irá reproduzir, em um desenho, toda a lista inicial que falamos no item 1. Este projeto é desenvolvido em algumas etapas:


Anteprojeto - compreende uma planta baixa e fachada, para que se possa validar a distribuição dos espaços e a área a ser construída;

Projeto básico - é o desenvolvimento mais concreto do projeto. Nesse momento são definidos o processo construtivo, materiais e acabamentos;

Projeto executivo - nesta fase é hora de detalhar tudo o que é necessário para a construção.

Dica EasyObras: Negocie os valores de todas as etapas, mas comece contratando um anteprojeto, para poder ter uma ideia de qual a área a ser construída e se o valor da obra caberá no seu orçamento.

5) Faça uma estimativa inicial da obra

Antes de partir para a elaboração dos projetos executivos, o ideal é fazer uma estimativa preliminar do valor da obra, para que você saiba quanto custará a sua casa e se seu Potencial de Compra permite iniciar e concluir a construção.


Caso o valor da obra seja maior que o seu Potencial de Compra, existem 2 alternativas:

  • Revisar o anteprojeto, reduzindo a área de construção da casa. Para esta opção cabe usar a divisão da lista que falamos no item 1 sobre os itens Essenciais e Necessários, mantendo apenas os Essenciais, considerando os Desejáveis para uma ampliação futura. Porém, é importante que o projeto já faça a previsão desta ampliação;

  • Postergar seu sonho até que você consiga ter dinheiro suficiente para poder terminar a construção.

Um dos erros mais comuns durante uma construção é começar uma obra sem fazer uma estimativa do valor. Ou ainda, fazer uma estimativa do valor bem abaixo do praticado no mercado. Isso aumenta e muito a probabilidade de você não conseguir concluir a obra ou se endividar além do que você poderá pagar.

Dica EasyObras: Lembramos que a estimativa de uma obra na fase de anteprojeto pode variar até 30%. Esta variação é decorrente de diversos fatores, sendo o principal deles o padrão de acabamento a ser utilizado. Dessa forma, sugerimos considerar uma margem de erro para esta estimativa.


6) Contrate o gerenciamento da obra

Esta contratação definirá quem será responsável pelos processos de planejamento da obra, cotação, compra de materiais e contratação de todos os serviços, gerenciamento e fiscalização da construção.

Em resumo, ele garantirá que sua obra seja construída atendendo às normas aplicáveis, seja entregue no prazo e custo acordados e que o produto final tenha qualidade adequada, para que você não tenha problemas futuros após a ocupação da casa.


Dica EasyObras: Existe uma infinidade de soluções de construção. O profissional com grande vivência em obras conseguirá antever possíveis problemas de algumas soluções ainda na fase de projeto, e propor soluções viáveis tecnicamente e com o melhor custo-benefício para o cliente.

7) Contrate os projetos executivos

Em resumo, para construir uma casa, precisamos executar as fundações, estruturas, erguer as paredes, montar as instalações e executar os acabamentos.

Existe um profissional especializado em projetar cada uma destas etapas.

Desta forma, para realizar uma obra sem desperdícios e da forma como você imagina, o ideal é que, além dos projetos de arquitetura, sejam contratados os projetos de estruturas e instalações.


E se optarmos em não elaborar todos os projetos? Essa é uma opção. Porém, você assumirá o risco de deixar na mão de quem executa escolher os materiais. Por exemplo, como não existe uma especificação nem desenho na obra, o eletricista poderá instalar uma fiação ou disjuntor que não suportará ligar vários aparelhos ao mesmo tempo. E, você só perceberá este problema quando estiver morando na casa. Como não existe projeto, o custo para adequação desta fiação será seu. Ou seja, você terá um custo extra não previsto inicialmente por uma falta de projeto.

Dica EasyObras: Ao optar fazer todos ou parte dos projetos, contrate a compatibilização dos projetos.


8) Elabore o orçamento detalhado da obra

Em posse dos projetos executivos será possível orçar toda a obra de uma forma mais precisa. Sugerimos que você solicite orçamentos com o escopo da sua obra, para que você tenha valores reais considerando a complexidade do seu projeto e sua localização.

A responsabilidade por elaborar este item é do gerenciador da obra.


9) Defina o cronograma físico da obra

Elaborar o cronograma da obra é essencial para que você e todos os envolvidos saibam quanto tempo vai durar considerando a sequência das atividades, equipe disponível e seu caixa disponível para os desembolsos.

A responsabilidade por elaborar este item é do gerenciador da obra.

Dica EasyObras: Considere no cronograma os dias improdutivos devido às chuvas. O ideal é usar a média de chuva dos últimos anos. Dependendo da época do ano em que você for começar a obra, as chuvas poderão impactar e muito o seu cronograma.


10) Firme contrato com os prestadores de serviço

Estabeleça por escrito e acorde previamente entre as partes o escopo, especificações técnicas, valores, condições de entrega e de pagamento dos serviços com os prestadores da obra. Este é um item fundamental para reduzir riscos de erros de interpretação e interrupções por falta de acordo entre as partes.

Saiba mais sobre isso agendando uma consultoria gratuita!


#DescomplicandoAVidaDeQuemQuerConstruir #EasyObras

#Construasuacasa

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo