top of page

Automação residencial: benefícios e dicas para a melhor escolha


AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Automação residencial: benefícios e dicas para a melhor escolha

Automação residencial é o conjunto de tecnologias que possibilita criar, programar e agendar, de forma remota, o funcionamento automático de equipamentos e sistemas de uma residência.


Dessa forma, é possível monitorar e gerenciar as tarefas usando o seu smartphone, tablet ou computador ligado à internet, permitindo, assim, que os aparelhos funcionem de maneira ordenada, sob o nosso total controle e de acordo com os hábitos dos moradores, necessidades e gostos pessoais.


Através de uma central de automação, é possível integrar e conectar todos os aparelhos e equipamentos de interesse, o que é uma grande facilidade para quem busca praticidade, conforto e controle remoto de itens como persianas, aparelhos de ar condicionado, fechaduras, iluminação, lareira, sistema de irrigação e de segurança patrimonial.


AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Automação residencial: benefícios e dicas para a melhor escolha

O que pode ser automatizado?

Tudo aquilo que possui conectividade elétrica ou eletrônica pode ser automatizado.


Você gosta de acordar e já ter o pão quentinho e o café pronto? Então, basta programar a torradeira e a cafeteira para executarem as tarefas momentos antes do seu despertador tocar. Interessante, não?


Para isso, se os seus equipamentos ainda não possuem conectividade de fábrica, basta conectar um dispositivo inteligente (também conhecido como gadget) entre o cabo de energia e a tomada, que pode ser acionado via bluetooth ou wi-fi, permitindo, inclusive, o agendamento de funções em datas e horários determinados.


Mas as opções e as comodidades não se limitam apenas a atividades simples assim. Veja outras funcionalidades!


Controle de iluminação

A automação da iluminação da casa permite criar ambientes confortáveis e acolhedores, garante mais segurança e valoriza a decoração dos cômodos, pois possibilita projetar cenários para cada momento do dia. Sem contar a economia na conta de energia, uma vez que você consegue gerenciar e dimerizar os circuitos elétricos.


Controle de climatização

A automação do sistema de ar condicionado pode ser programada para ligar, automaticamente, num horário pré-determinado ou no momento em que a temperatura atingir um nível pré-estabelecido.


Isso vale, por exemplo, para manter a temperatura da adega no valor ideal para manutenção da qualidade das suas bebidas e não gastar energia elétrica desnecessariamente.


Interfones

Atender o interfone no seu celular e liberar o acesso de visitas de onde você estiver é uma facilidade possível com o uso do recurso de automação.


Acionamento de persianas

Através de um único clique você abre ou fecha as persianas, permitindo a entrada da quantidade de luz natural de acordo com a sua preferência.


Além disso, é possível programar o acionamento desses itens de forma coordenada com a iluminação e o ar condicionado, promovendo o conforto e bem-estar para os usuários do ambiente.


Outra integração interessante é com o sistema de segurança da casa. Assim, em caso de acionamento dos alarmes, por exemplo, as persianas podem ser abertas automaticamente, permitindo uma melhor visualização dos espaços.


Um aspecto importante a ser considerado é prever, ainda na fase de projeto, a infraestrutura necessária para a instalação da motorização das persianas. Pois, só através desta motorização, será possível automatizar estes elementos.

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Automação residencial: benefícios e dicas para a melhor escolha

Controle do sistema de segurança

Câmeras com sensores de movimento, por exemplo, são mais eficientes se gravarem apenas quando detectam alguma movimentação. A automação tem essa vantagem. E você pode acompanhar as filmagens e o acionamento dos dispositivos via internet.


Acionamentos de dispositivos como sensores de presença, alarmes e trancas de portas e portões podem ser monitorados de qualquer lugar que você esteja.


Ah! Também existe a possibilidade de conectar seu sistema de segurança com outros dispositivos automatizados. Ao acender as luzes ou quando a campainha tocar, as câmeras são ativadas, por exemplo.


Controle de áudio e vídeo

Reunir as funcionalidades de todos os aparelhos usados em um ambiente de home theater, tais como DVD, TV, telão, projetor, caixas acústicas, Apple TV e vídeo game, acionando vários elementos com apenas um toque, vai tornar sua experiência muito mais fascinante.


É possível, por exemplo, através de sistemas multiroom, definir diferentes sons ambientes para partes específicas da residência e até sincronizar o home theater com o sistema de iluminação, persianas e climatização, transformando sua sala em um verdadeiro cinema.


Outros dispositivos

São inúmeros os outros dispositivos possíveis de conectar com o sistema de automação. Alguns exemplos são:

  • Fechaduras inteligentes

  • Lareira

  • Sistema de irrigação

  • Aquecimento de piso

  • Portões

  • Banheiras

Agora que você já sabe quais recursos da sua casa são possíveis de automatizar, conheça os benefícios da automação residencial.


Segurança

Mesmo à distância, você consegue visualizar e controlar o que está acontecendo na sua casa através do seu celular.


Praticidade e comodidade

É possível acionar uma lâmpada mesmo que você esteja do outro lado do mundo. Também consegue ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira, por exemplo. Além do conforto, você ganha tempo!


Sabia que é possível até programar o GPS do carro ou do celular para, assim que você estiver próximo de casa, a cafeteira comece a preparar um café?


Redução do consumo

Programar o sistema de automação pensando em reduzir a intensidade de iluminação em determinadas horas do dia, desligar automaticamente os aparelhos quando não estão em uso ou quando não são necessários, contribuem significativamente para a redução do consumo de energia elétrica.

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Automação residencial: benefícios e dicas para a melhor escolha

Dica EasyObras!

Ficou interessado em automatizar a sua residência? Veja algumas de nossas dicas para obter o sistema de automação que melhor atenda às suas necessidades.

  1. Liste todos os dispositivos que você gostaria de automatizar, definindo quais os recursos que o sistema de automação deveria ter, considerando suas atividades no dia a dia. Pense nas suas necessidades imediatas e futuras;

  2. Defina quais os ambientes contemplados por cada dispositivo a ser automatizado;

  3. Se você estiver construindo, informe sua necessidade aos projetistas responsáveis pelos projetos de arquitetura e instalações elétricas da sua residência para que eles possam prever a infraestrutura necessária para a instalação da automação;

  4. Converse com pessoas que já têm um sistema parecido instalado em casa para descobrir quais foram as principais soluções encontradas e as dificuldades enfrentadas;

  5. Escolha empresas especializadas em automações residenciais, com capacidade comprovada. Evite comprar equipamentos por conta própria e tentar fazer sozinho o trabalho de um profissional;

  6. Durante a escolha de um sistema de automação, leve em consideração a capacidade de conjugar diversos aparelhos e recursos eletrônicos de forma que possam funcionar como um conjunto unificado e com uma interface intuitiva e amigável;

  7. Verifique se o sistema em questão possui capacidade de expansão, através de módulos ou interfaces ou novos recursos de software, no caso de ampliação da gama dos dispositivos a serem conectados e dos recursos a serem requeridos no futuro;

  8. Certifique-se de que os produtos permitam atualizações de versão. A todo momento são lançadas atualizações do sistema operacional dos computadores, tablets e smartphones, afetando assim as soluções de software de automação. Dessa forma, você não ficará refém de um produto que ficará ultrapassado;

  9. Avalie a segurança do sistema, no que diz respeito ao acesso às informações e como elas trafegam na internet em momentos de acesso remoto ou tentativas de invasão (hackers);

  10. Verifique se o sistema possui o recurso de notificações automáticas em caso de alguma anomalia de um sistema ou variações inesperadas de algum sensor.


Isso evita contratempos, dor de cabeça e desperdício de dinheiro. Afinal de contas, uma casa inteligente merece qualidade!


Nós podemos ajudar você a pensar nas funcionalidades da automação, a definir onde a central inteligente será instalada e a contratar a melhor empresa para executar o seu projeto. Conte conosco!


Conte conosco para construir o ambiente da sua casa usando o fire pit!


A EasyObras descomplica a sua vida na hora de construir ou reformar

Somos uma empresa de engenharia formada por profissionais com profunda experiência em construção.


Seja trabalhando em pequenas reformas ou em obras de novas residências compactas ou amplas, comércio ou indústria, cada novo desafio de construção nos enche de orgulho e nos motiva a fazer cada vez melhor.


Dirigida pela engenheira civil, Andrea Juste, a EasyObras coloca os clientes no centro do negócio, não poupando esforços para construir seu sonho de forma descomplicada, que caiba no seu bolso, com qualidade, transparência e superando todas as expectativas, para que você possa curtir sua vida intensamente.


Nosso olhar é apurado e crítico, o que contribui muito para antecipação de problemas futuros, evitando quebra-quebra e gastos extras com material e mão de obra.


Cuidamos de todo processo de administração da construção ou da reforma do seu imóvel, do início ao fim, oferecendo a melhor solução de prazo e de custo para você e sua família.


Estamos aqui para construir os seus sonhos!


Faça um orçamento. É rápido, fácil e sem compromisso.


Contato

contato@easyobras.com.br

(14) 99812-1849

Bauru / SP


Fontes pesquisadas

www.b2home.com.br

www.forumdaconstrucao.com.br


 

Veja também


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page