top of page

Dicas de Reforma: Como deixar sua casa com cara de nova sem estourar o orçamento

Atualizado: 30 de nov. de 2020


Reforma em casa com a presença de um cachorro branco.
Como deixar sua casa com cara de nova sem estourar o orçamento. Foto de Cal David no Pexels

Sua casa está precisando de uma repaginada? Um ambiente com privacidade onde você possa fazer home office? Uma área para as crianças brincarem e estudarem? Uma cozinha que permita que toda a família possa ficar reunida e cozinhar juntos? Um local para montar uma horta?

A quarentena tem nos obrigado a passar mais tempo em casa. E essa mudança tem nos feito reavaliar se nosso lar atual atenderá as nossas novas necessidades no pós-pandemia. Especialistas apostam que alguns hábitos, tais como trabalhar alguns dias da semana em casa, higienizar as mãos e tirar os sapatos ao chegar da rua e cuidar mais da nossa alimentação serão incorporados à nossa rotina mesmo quando tudo isso passar.

Com esta nova realidade alguns espaços podem precisar de reformulação.

Listamos aqui algumas dicas para ajudar nesta jornada.



1. Levante as necessidades a partir das suas atividades e seus gostos

Aqui nossa dica é não pensar em cômodos, mas sim nas atividades que você e sua família desenvolverão na casa, tais como trabalhar, relaxar, cozinha, exercitar-se, se divertir etc

Você não precisa necessariamente ter um escritório para poder trabalhar. O uso de painéis deslizantes e móveis com rodízios pode trazer soluções econômicas e funcionais.

Detalhe as experiências que você prioriza. Por exemplo: cozinhar olhando para o quintal, assistir TV ou jogar videogame num ambiente acolhedor ou ter uma área para praticar yoga.

Busque inspirações na internet. Sites como o br.pinterest.com podem ajudar a clarear as ideias.


Mulher sentada em sofá escolhendo materiais de decoração da casa
Como deixar sua casa com cara de nova sem estourar o orçamento. Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

2. Estabeleça o quanto você irá investir com estas mudanças

Ter um teto de gastos é fundamental para conseguir controlar o orçamento e concluir a reforma. É recomendado que orçamento da obra sempre esteja de 10 a 20% abaixo do seu teto de gastos. Dessa forma, você contará com uma reserva para absorver imprevistos e alterações de escopo ao longo da obra.

As alterações de valores do orçamento inicial podem ocorrer por diversas situações, tais como necessidade de troca de alguma instalação danificada ou obstruída que não pode ser vista antes de começar a demolição, substituição de algum acabamento por outro que lhe agradou mais ou um aumento no valor do material no momento da compra.



3. Contrate um projeto de reforma

Ter um projeto irá reduzir drasticamente os riscos de desperdício de tempo e dinheiro na obra. É comum acharmos que projeto não é necessário para uma reforma. Mas quem já reformou uma cozinha e não conseguiu colocar um fogão ou uma geladeira no lugar porque não encaixava nos móveis planejados ou não passava na porta sabe a importância de se ter estes documentos. Erros como estes podem fazer com que você desperdice muito mais dinheiro do que se tivesse investido num projeto.

Além disso, um profissional capacitado traduzirá suas necessidades e gostos em um projeto que seja harmonioso, funcional e racional.

É importante que o profissional saiba seu valor disponível para investir nesta obra e elabore o projeto de acordo com este orçamento.

Dica EasyObras: Escolha um profissional que você tenha empatia e que possua no portfólio estilos de soluções que você se identifique. A interação no período da obra será intensa e é importante que a sinergia exista.

Além disso, ver amostras de algumas peças juntas ajuda você a conseguir visualizar a composição sugerida.

Homem com caneta preta na mão elaborando projeto de reforma.
Como deixar sua casa com cara de nova sem estourar o orçamento. Foto de Lex Photography no Pexels

4. Elabore o orçamento da reforma

Antes de começar a obra é importante que você orce todos os materiais e serviços para obter os valores reais. Isso ajudará você a saber se está dentro do seu teto de gastos e o quanto terá que desembolsar mês a mês.



5. Contrate um profissional qualificado para acompanhamento da obra

Outro ponto que costuma ser bastante questionado é a necessidade de um profissional para acompanhamento da obra.

Ele será o responsável técnico pela reforma, fará o planejamento das atividades, tratativas com a mão de obra, ajudará na quantificação correta e verificação das especificações para a compra do material, além de ser o responsável pelo checklist da conclusão de cada item, verificando sua qualidade e funcionalidade.

Além disso, um profissional com experiência sabe quais os cuidados devem ser tomados para evitar danos no restante da residência que não será reformada e como orientar a equipe para realização das atividades de maneira correta, sem que haja desperdício de tempo e de dinheiro.

Quebra-quebra sem o acompanhamento de um profissional, além de não ser amparado do ponto de vista legal, pode comprometer a integridade da estrutura ou das instalações da sua casa. Além disso, o risco de gastar mais por não ter alguém tecnicamente habilitado acompanhando as atividades é muito alto. Você já pensou em ter que quebrar um piso de porcelanato que acabou de ser assentado porque o pedreiro esqueceu de fazer a instalação no contrapiso da instalação hidráulica? Vamos fazer uma conta simulando uma situação deste tipo?

R$80,00 (custo de material + Mão de Obra) x 5 m (largura do ambiente) x 5 m (comprimento do ambiente) = R$2.000,00. Este é o valor do prejuízo que você teria nesta situação! E,acredite, numa reforma situações como esta acontecem frequentemente.



6. Analise a possibilidade de reformar um cômodo por vez

Este recurso deve avaliado no caso em que você permanecerá na casa durante a reforma. A vantagem desta opção é que o impacto causado pela reforma fica concentrado em um ambiente por vez, além de ajudar você no controle dos seus gastos mensais.



7. Firme contrato com os prestadores de serviço

Estabeleça por escrito e acorde previamente entre as partes o escopo, especificações técnicas, valores, condições de entrega e de pagamento dos serviços com os prestadores da obra. Este é um item fundamental para reduzir riscos de erros de interpretação e interrupções por falta de acordo entre as partes.








133 visualizações0 comentário
bottom of page